Pelo 4º ano consecutivo, realizou-se o Torneio Mini basquete Millennium bim Maputo nos campos do Clube Ferroviário de Maputo, durante 8 semanas, entre os meses de Maio e Julho, envolvendo 400 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, oriundos de escolas, clubes e bairros das cidades de Maputo e Matola.
O Torneio Mini Basquete Millennium bim, tal como qualquer projecto em fase de crescimento, priorizou a fortificação das parcerias feitas até a altura e procurou alianças que acrescentassem valor e qualidade alcançada até ao momento, razão pela qual aumentou o número de parceiros de um ano para o outro.
Assim, para a efectivação deste projecto, o Millennium bim contou com a parceria do Clube Ferroviário de Maputo, da Associação de Basquete da Cidade de Maputo e com o apoio da Santal, da Universidade Católica de Nampula, do Sporting Clube de Quelimane, da USAID, da PSI e da Team Work. O projecto contou, ainda, com a participação do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério da Juventude e Desportos.
Desde o seu início, muitas foram as evoluções que se fizeram sentir, no desenrolar dos torneios de Mini Basquete Millennium bim, nomeadamente: realizaram-se mais actividades lúdicas e concursos, houve um crescimento do envolvimento de parcerias publico-privadas, reabilitaram-se e construíram-se mais campos de Basquete e foi criado pela primeira vez o “hino” do Mini Basquete que simboliza os objectivos do projecto.
Como consequência de todo o trabalho efectuado nestes 4 anos, atletas que iniciaram o seu percurso no Mini Basquete Millennium bim, fazem agora parte do grupo de atletas que representam Moçambique além fronteiras, como por o exemplo as 6 atletas que fazem parte da Selecção Nacional de Basquete de sub-16.
Com a realização destes Torneios, o Millennium bim proporciona aos seus atletas o acesso a novas experiências e vivências. São crianças que desenvolvem atitudes e comportamentos de empenho, de perseverança, de esforço, de autodisciplina, de entre ajuda, de solidariedade, de fair play, de respeito pelos colegas, treinadores, adversários e árbitros, princípios imprescindíveis num processo de desenvolvimento integral em que o aperfeiçoamento e a superação são um desafio constante.
Pela primeira vez, em 2009, realizou-se um outro torneio dentro do Torneio Mini basquete Millennium bim, com 8 equipas (4 masculinas e 4 femininas) dirigido especificamente aos atletas com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos.
No decorrer dos torneios é sempre acrescentada uma componente pedagógica (direitos das crianças, nutrição, prevenção de doenças, como é o caso da malária e da cólera, etc). Pretende-se despertar nas crianças a necessidade que têm de conhecer os seus direitos e os principais problemas com que se debatem na comunidade onde estão inseridas, e formá-los para o “amanhã”, contribuindo para a criação de um Ser Humano mais saudável sob o ponto de vista da saúde física e mental.
Formação
Consta ainda, deste projecto, a formação anual de todos os de monitores para garantir o espírito que se pretende ter com este tipo de actividade, e para que o jogo tenha qualidade do ponto de vista técnico.
Em 2009, os monitores, árbitros e todos os técnicos que trabalham na realização do Torneio Mini basquete Millennium bim Maputo, assistiram ainda a uma palestra sob o tema "Comportamento e envolvimento dos treinadores nos escalões de formação".
Com a realização desta palestra o Millennium bim pretendeu proporcionar aos monitores das equipas participantes, a oportunidade de colher experiências sobre como desenvolver pessoas e equipas, tendo sempre em consideração os seus próprios valores.
A palestra foi dirigida pelo conceituado Professor Jorge Araújo, Presidente da Team Work Consultores - empresa de consultoria, parceira nos torneios Mini Basquete Millennium bim em 2009.
Ainda, e no âmbito da parceria com a USAID, todos os treinadores tiveram formação sobre temas relacionados com nutrição, saúde, nomeadamente sobre comportamentos preventivos de doenças infecto-contagiosas, especificamente o HIV, entre outros assuntos que dotam estes monitores de conhecimentos apropriados para o seu papel de agentes comunitários.
Apoio a Selecção Sub-16
O Millennium bim apoiou as atletas que representaram Moçambique no Campeonato Africano sub-16 que se realizou no Senegal. Das 12 atletas, 6 tiveram o primeiro contacto com o Basquete através da sua participação nos Torneios Mini Basquete Millennium bim Maputo. O apoio traduziu-se no pagamento de todas as refeições necessárias para as sessões de treino e de todo o equipamento quer de treino, quer oficial que as atletas utilizaram no campeonato.
Sem comentários:
Enviar um comentário