terça-feira, 24 de maio de 2011

Mini basquete Millennium bim 2011

Já arrancou a 6ª edição do Torneio Mini basquete Millennium bim nas 6 capitais provinciais: 

 - Maputo
 - Beira
 - Nampula
 - Quelimane
 - Tete
 - Xai-Xai

Em 2011, os Torneios Mini basquete Millennium bim vão movimentar 125 equipas, num total de 1500 atletas com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Mais do que incentivar as crianças para a prática do basquete, é intenção da organização que estes torneios sejam uma forte componente para os desafios futuros dos seus praticantes, formando um alicerce sólido na sua formaçao cívica.


Identificamo-nos com cada criança, partilhamos da mesma forma o seu sorriso, a sua ansiedade, as suas vitórias e as suas derrotas.



Arranque do Mini basquete em Maputo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mini basquete Millennium bim 2010

Pelo 5º ano consecutivo e durante 8 sábados, o Millennium bim organizou o Torneio Mini basquete Millennium bim.

O Torneio contou com a participação de 100 equipas com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos e foi organizado no âmbito do Programa de Responsabilidades Social do Millennium bim  “Mais Moçambique pra Mim”, em parceria com o Clube Ferroviário de Moçambique e a Associação de Basquetebol da Cidades de Maputo, e em colaboração com escolas, clubes e bairros, enquadrando-se num ambicioso projecto que apostou e vai continuar apostar na revitalização do basquete infantil.

Com a introdução do Torneio Mini basquete Millennium bim Tete, foram mais de 1300 atletas, a praticar esta modalidade, de uma forma organizada e planeada, com todos os recursos humanos (monitores, organizadores e equipa técnica), materiais (equipamentos, bolas, etc.) e físicos (instalações e campos) necessários à prática deste magnifico desporto, na sua plenitude!

No decorrer dos torneios, como vem sendo habitual, foi acrescentada a componente pedagógica através de apresentações teatrais e divulgação de folhetos informativos acerca dos direitos das crianças, nutrição, prevenção de doenças, como é o caso da malária e da cólera, etc.

Aliando o desporto, a educação e as actividades lúdicas, com o objectivo de despertar nas crianças a necessidade que têm de conhecer os seus direitos e os principais problemas com que se debatem na comunidade onde estão inseridas, teve um impacto ainda maior na sua formação moral e cívica, valores estes que para o Millennium bim e os seus parceiros são essenciais não só na prática do desporto,  bem como na vivência do dia-a-dia dos jovens, servindo de alicerces fortes e sólidos na construção do seu futuro.

V Torneio Mini basquete Millennium bim – Maputo
Local Ferroviário de Maputo
Data início 10 de Abril - término 29 de Maio
Equipas 32 equipas



















IV Torneio Mini basquete Millennium bim – Beira
Local Ferroviário da Beira
Data início 10 de Abril - término 29 de Maio
Equipas 16 equipas











III Torneio Mini basquete Millennium bim – Nampula
Local Universidade Católica
Data início 17 de Abril - término 29 de Maio
Equipas 16 equipas










II Torneio Mini basquete Millennium bim – Quelimane
Local Pavilhão do Sporting de Quelimane
Data início 10 de Abril - término 5 de Junho
Equipas 16 equipas

I Torneio Mini basquete Millennium bim – Tete
Local Campo do Chingale
Data início 17 de Abril - término 5 de Junho
Equipas 16 equipas






Mini basquete Millennium bim - Quelimane 2009

Em 2009, e pela primeira vez, a prova chegou à província da Zambézia, nomeadamente à cidade de Quelimane, elevando para quatro as cidades que acolheram esta iniciativa (Maputo, Beira, Nampula e Quelimane), e para mais de 1000 o número de crianças a praticar esta modalidade, de uma forma organizada e planeada, com todas as condições de equipamento, de infra-estruturas e de orientação necessária à prática e ao contacto com este magnifico desporto.

À luz do que aconteceu nos outros torneios, também em Quelimane, entre os meses de Maio e Julho, cerca de 200 crianças, divididas em 16 equipas (femininas e masculinas) disputaram durante 8 semanas o Torneio, no Sporting Clube de Quelimane.

Sendo que este é primeiro ano que a província de Quelimane participou nos Torneios Mini basquete Millennium bim, a formação dada aos monitores, árbitros e pessoal auxiliar teve uma maior duração, através de um curso intensivo onde foram abordados temas relacionados com a temática deste desporto, assim como a conduta e postura que os mesmo deveriam ter no desenrolar das 8 semanas de torneio.

Desde a sua criação em 2006, o Torneio Mini Basquete Millennium bim começa a abranger paulatinamente todo o país, confirmando o cometimento do Banco em desenvolver e impulsionar a prática do desporto nas camadas infanto-juvenis, consolidando o que já foi feito até agora e prosseguindo com o respectivo plano de expansão.















Mini basquete Millennium bim - Nampula 2009

Em 2009, o campo da Universidade Católica de Moçambique, serviu de palco para a realização do II Torneio Mini Basquete Millennium bim Nampula, e contou com a participação de 16 equipas (masculinas e femininas), envolvendo crianças das várias escolas da Cidade de Nampula, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

Para além do Clube Ferroviário de Maputo, e da Associação de basquete da Cidade de Maputo, também a Universidade Católica de Nampula e a Santal/Parmalat, foram parceiros na organização do Torneio.

Em Nampula todo o material (equipamentos, bolas, apitos, etc.) que foi oferecido à Associação Provincial de Basquete, no âmbito da realização deste Torneio, foi utilizado para dinamizar pequenos torneios no período escolar. Neste sentido a realização do Torneio Mini Basquete na província de Nampula serviu para despertar e impulsionar amantes da modalidade que sempre quiseram fazer algo na província em que estão inseridos, mas que se sentiam incapazes pela exiguidade de recursos.

O êxito da realização do Torneio Mini basquete Millennium bim em Nampula, na sua segunda edição deveu-se principalmente à junção de sinergias de vários parceiros que acreditaram no projecto e trabalharam em conjunto para que o mesmo fosse uma realidade para muitos atletas.